terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dinheiro ou Travessuras..

 

Hoje resolvi fazer o post de Halloween, mas como tenho certeza que muitos vão postar as origens, o que significa.. entre outros, eu resolvi fazer algo diferente. Talvez não seja algo que agrade a muitos, meio entediante e acho que estou mudando um pouco o estilo de postagens. Enfim, falarei um pouco de o que o famoso "Dia das Bruxas" significa para o comercio.

A ORIGEM 
(isso me fez pensar em Wolverine e.e)

   Voces devem pensar assim: Hoje é um dia onde colocamos nossas fantasias e saimos por ai pedindo doces. Nao, pelo menos pra maioria dos brasileiros, essa não é uma realidade. O Brasil não é um pa'is que leva essa cultura tão a serio assim, mas tem muita relevancia nos Estados Unidos, Canada, Irlanda e Reino Unido. Tem-se muita duvida sobre a verdadeira origem do termo Halloween, inclusive ate especulaçoes de que seja catolica, o que é  mais um assunto polemico a qual eu me interressei, mas sem entrar em detalhes.. 
   
   O termo "Dia das Bruxas" so é utilizado pelos povos Brasileiros. Ele foi mais espalhando pelo mundo, graças aos EUA (eles sempre fazem tudo, s'o perdem pras tecnologias japonesas -q) foram eles os responsaveis pelas aboboras iluminadas (desperdicio de comido detected) e pela famosa frase: "Doces ou travessuras" (que incentiva as crianças a serem mais atentadas fazendo travessuras). 
  
    E o Halloween nada tinha haver com as bruxas, era uma comemoração. Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos. 
                                                 
            [fonte: Cabeça da autora depois de pesquisar na Wikipedia e ultimo paragrafo copiado de la por pura preguiça de escrever ]


ENFIM O PONTO
(não os cardeais)

   Vamos pensar um pouco.. afinal, o que os brasileiros tem haver com esse tal de Halloween? Isso é uma festa americana e_e
   Voces nao acham que se olharmos desde algum tempo atrás, onde nem imaginavamos que poderia existir Halloween no Brasil, nao descobririamos que isso nao passa de um jogo indireto do comercio?
Podem me falar que estou paranoica, mas penso assim, durante todo esse tempo estamos sendo sutilmente influenciados, e nao somente pelo comercio diretamente, mas pela emprensa tambem. Pouco a pouco, através de filmes que mostram essa comemoração, atraves de desculpas como: essa pode ser mais uma chance de ter a família e/ou os amigos unidos em uma festa de confraterninzação, estao introduzindo comemorações como essa no cotidiano brasileiro. E isso realmente acaba ajudando quem? 

   Os comerciantes é claro, estao por ai vendendo bugigangas, coisas de decoração, alimentos que serao usados pra preparar pratos de Halloween. E o pior que estao usando crianças inocentes pra isso, afinal, são elas que acabam convencendo os pais a comemorarem o Halloween, dando-lhes doces e organizando vestinhas. Até mesmo os bailes pra adolescentes e adultos estao lucrando com isso. 

   Convenhamos que o Brasil ja não é um país que tem 100% de sua cultura, muita coisa, ate algumas palavras nossas são tiradas de outros paises, entao pra que acabar "estrangeirizando" mais o país? Tenhamos conciencia de que devemos ter a nossa cultura e não ajudar pessoas a lucrar, com uma coisa que nem sequer pertence a gente, uma coisa simplesmente copiada. Bem, deixo aqui a minha opinião, sei que não agradara a todos, mas que voces pensem melhor nisso. 




Minha indicação de hoje vai para o site acima, onde o  mestre e doutor em Filosofia do Direito e livre-docente em Direito do Consumidor pela PUC/SP e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autor de diversos livros, Rizzatto Nunes, nos expoe a sua ideia, alias, bem mais nitida que a minha sobre o mesmo assunto,

    Espero que tenham gostado. 
                         Bjs Minna :* Ate a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário